sábado, 8 de outubro de 2011

A identidade do homen americano

A origem do homem americano
Qual a origem dessas populações? Uma hipótese tradicional, atualmente refutada pela comunidade ciêntífica, estabelece que o homen americano é autoctone, isto é, surgiu no próprio continente.

Os primeiros brasileiros
Entre 1835 e 1845, pesquisando em grutas do município mineiro de Lagoa Santa, o naturalista dinamarquês Peter Lund descobriu os primeiros fósseis humanos no Brasil. Os esqueletos descobertos por Lund foram dotados em cerca de 11 mil anos e ficaram conhecidos como fósseis do Homem de Lagoa Santa.

São Raimundo Nonato
Outros sítios arqueológicos, de enorme riquesa, isto situados no Parque Nacional da Serra da Capivara, criado em 1979 e tombado em 1991 pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade. O parque fica no Piauí, no município de São Raimundo Nonato.

A pré-história americana
O período Paleolítico
No periodo Paleolítico superior entre, 17 mil e 16 mil anos atrás, aparecem ponta de flecha de duas faces e facas de pedras. Os instrumentos líticos começam a ser fabricados em tamanho menor e com técnica mais aperfeiçoada de lascamento por pressão.

O periodo Neolítico
Pesquisas apontam que a revolução neolítica em algumas zonas do México, América Central e Andes iniciou-se entre 5000 e 4000 a.c., num processo semelhante ao do Velho Mundo, mas cronoligicamente posterior.

As comunidades primitivas brasileiras
Segundo o Censo 2000, feito pelo IBGE, existem cerca de 700 mil índios no Brasil, pertecentes a 218 povos que falam mais de 180 línguas diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário