quarta-feira, 7 de setembro de 2011

KARL MARX

Nome Completo

Karl Heinrich Max

Quem foi?

Foi um intelectual alemão considerado um dos fundadores da Sociologia. Também podemos encontrar a influência de Marx em várias outras áreas tais como: filosofia, economia, história já que o conhecimento humano, em sua época, não estava fragmentado em diversas especialidades da forma como se encontra hoje. Teve participação como intelectual e como revolucionário no movimento operário, sendo que ambos (Marx e o movimento operário) influenciaram uns aos outros durante o período em que o autor viveu.

Atualmente é bastante difícil analisar a sociedade humana sem referenciar-se, em maior ou menor grau, à produção de K. Marx, mesmo que a pessoa não seja simpática à ideologia construída em torno de seu pensamento intelectual, principalmente em relação aos seus conceitos econômicos.

Nascimento:5 de Maio de 1818 Tréveris, Renânia-Palatinado Alemanha

Morte:Encontrando-se deprimido por conta da morte de sua esposa, ocorrida em Dezembro de 1881, Marx desenvolveu, em consequência dos problemas de saúde que suportou ao longo de toda a vida, bronquite e pleurisia, que causaram o seu falecimento em 1883. Foi enterrado na condição de apátrida, no Cemitério de Highgate, em Londres.

Principais obras:* Manuscritos econômico-filosóficos (Ökonomisch-philosophische Manuskripte), 1844 (publicados apenas em 1930);
* A Guerra Civil na França
* Crítica da Filosofia do Direito de Hegel
* A Sagrada Família (Die heilige Familie), 1845;
* A Ideologia Alemã (Die deutsche Ideologie), 1845-46;
* Miséria da Filosofia (Das Elend der Philosophie), 1847;
* Manifesto do Partido Comunista (Manifest der Kommunistischen Partei), 1848;
* Trabalho assalariado e Capital, 1849;
* O 18 Brumário de Luís Bonaparte (Napoleão III Luís Bonaparte) (Der 18 Brumaire des Louis Bonaparte) (publicado em 1852 em jornais e em 1869 como livro);
* Contribuição à Crítica da Economia Política, 1859
* O Capital (Das Kapital) - Livro I, publicado em 1867; Livros II e III, publicado postumamente por Engels. Outros textos foram publicados por Karl Kautsky

* Crítica ao Programa de Gotha
* Formações Econômicas pré-capitalistas (Grundrisse)

Contribuição de Karl Marx para sociologia.
Karl Marx nunca se apelidou a ele próprio de sociólogo, contudo, teve uma enorme influência na Sociologia e nas restantes ciências sociais.

Fora do âmbito das Ciências Sociais, Marx é mais conhecido pelos seus escritos sobre o comunismo.

Ele afirmava que a classe operária derrotaria a classe dos patrões, o que resultaria numa utopia em que o Estado se iria gradualmente enfraquecendo e os princípios de funcionamento da economia se baseariam na máxima "De cada um consoante as suas capacidades e a cada um consoante as suas necessidades".

A contribuição de Marx para o pensamento sociológico foi principalmente a sua perspectiva da "Teoria do Conflito", na qual a organização social e a sua mudança se baseiam nos conflitos intrínsecos à sociedade.

Ele não definiu a perspectiva nem inventou a expressão. Os que usam a sua perspectiva retiraram o termo dos seus escritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário